Blog relacionado a Educação em Geral, ao desenvolvimento da Ciência, Física, Tecnologias e assuntos correlacionados.
Um local de busca de informações e descontração.

sábado, 23 de junho de 2012

Teoria do Big Bang – Controvérsias


A teoria do Big Bang é uma das hipóteses mais aceites pela comunidade científica para explicar o início do Universo. Consiste numa explosão de luz e matéria que levou a uma expansão contínua universal que continua até aos dias de hoje. Esta explicação é vista como a que possui menos falhas, no entanto muitas questões ficam por responder, sendo a principal “O que existia antes do Big Bang?”. Esta questão é extremamente polémica e causa enorme divergência entre a comunidade científica.

Apesar de a Teoria do Big Bang ser a teoria mais credível e pertinente formulada até hoje, há controvérsias que devem ser tidas em conta:
- Uma das hipóteses prevista pela comunidade científica é que, antes do Universo, apenas existia um ponto sem volume mas com uma densidade enorme.
No entanto, vejamos, a fórmula-definição para densidade é Densidade=Massa/Volume.
Ora, todos nós  sabemos que uma fracção com denominador 0 é impossível. Então, posto isto, como podem afirmar que o tal ponto não tinha volume  e, em simultâneo, tinha uma enorme densidade?
- Outra hipótese é que não existia nada antes do Big Bang. Esta hipótese é bastante controversa: se não existia matéria antes do Big Bang (apenas vazio), a explosão seria, obviamente, impossível. Tudo o que existe é composto por átomos e, se no vazio não existem átomos, essa explosão nunca poderia acontecer.
-Uma das leis mais famosas e aplaudidas da física é a Lei da Conservação da Massa de Lavoisier: “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Ao mesmo tempo, os físicos admitem como mais provável para a criação do Universo, a Teoria do Big Bang. Mas, mais uma vez, há uma contradição nestes dados. Se o Universo está em constante  expansão (informação que consta na Teoria do Big Bang), tem que haver obrigatoriamente um aumento na quantidade de matéria, afirmação que é desmentida pela Lei de Lavoisier.
-Está provado que as galáxias estão a afastar-se ao longo do tempo, isso poderá indicar que o Universo está, de facto, em expansão.
No entanto, se o Universo está a expandir-se em volume, está a expandir-se para onde? O que há para além do Universo?
-A Lei da Inércia diz-nos que um corpo tende a estar em repouso ou em movimento rectilíneo uniforme quando não actua nenhuma força sobre ele.
Se, antes da formação do Universo, só existia um único ponto em repouso e sem nenhuma força a actuar sobre ele, como é que ele explodiu?
Todas estas questões fazem com que a teoria do Big Bang esteja longe de ser comprovada como a verdadeira explicação para a origem do Universo. Continuam a ser feitos inúmeros estudos relacionados com o Big Bang, tentando colmatar as fragilidades apresentadas. Apesar de todas estas falhas, a Teoria do Big Bang continua a ser a hipótese mais aceite pela comunidade científica, face à falta de alternativas credíveis.
No entanto, e dia após dia, tentamos, através dos poucos dados que possuímos e que nos são revelados, formular uma micro-teoria ou, pelo menos, descartar algumas no sentido de nos aproximar da realidade.
No próximo post, na Sexta-feira, falaremos sobre as entidades divinas e de que modo elas poderão ser consideradas invenção do Homem, apresentando argumentos bastante pertinentes que vão, com certeza, deixá-lo a pensar.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor, Jeison, esse post. Essas controvérsias da teoria do Big Bang não conhecia.
    Legal mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se diz por aí: "Existem muito mais coisas entre o céu e a Terra que a nossa vã Filosofia pode desconfiar"...!!!

      Excluir