Blog relacionado a Educação em Geral, ao desenvolvimento da Ciência, Física, Tecnologias e assuntos correlacionados.
Um local de busca de informações e descontração.

sábado, 30 de junho de 2012

Educação digital

A presença cada vez maior da informática na educação mudou a maneira como se ensina e se aprende? No Estúdio CH desta semana, a educadora Maria Helena Silveira Bonilla, da Universidade Federal da Bahia, fala sobre a influência da computação na área educacional.


Em entrevista a Fred Furtado, Bonilla diz que é muito difícil chegar a uma conclusão sobre se um elemento técnico – no caso, os computadores – tem o poder de melhorar ou piorar a complexa situação da educação no Brasil hoje.
O importante, na opinião da educadora, é saber em que medida os computadores podem transformar o processo educativo e levar a uma reflexão sobre o que estamos fazendo na área da educação no país atualmente. O computador por si só não teria esse poder de mudança, ele faria parte de um conjunto de medidas que são importantes para a educação.

Leia mais clicando aqui...!!!

Como estudar Física para a prova do Enem?

Veja quais são os temas mais recorrentes e como se preparar
Ana Prado | 26/06/2012 16h 29min

Os temas mais recorrentes

Considerando o que tem caído nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 (ano em que o exame passou a ter o formato atual), a dica é que o candidato estude bastante os tópicos relacionados a mecânica, energia e eletricidade.
“Em termos de conteúdo específico, temas ligados a transformações de energia, energia térmica, mecânica newtoniana e eletricidade, principalmente envolvendo circuitos elétricos de residências, são os mais pedidos na prova”, afirma o professor e supervisor de física do curso Anglo, Ronaldo Carrilho.

Gostou... quer saber mais...?!?!? Leia na íntegra a matéria clicando aqui...!!!

O mistério do fogo

Desafio faz cientistas explicarem de forma simples o que é uma chama. A melhor resposta foi escolhida por crianças de 11 anos. 

(foto: Jewell Snell/ Sxc.hu)

Cientistas de 31 países, inclusive do Brasil, participaram do concurso que elegeu a melhor resposta para a pergunta: ‘O que é uma chama?’

Importante:
As respostas deviam ser simples o suficiente para serem entendidas por crianças de 11 anos...!!!

A resposta vencedora foi a do físico norte-americano Ben Ames, que trabalha na Universidade de Innsbruck, na Áustria. Ele criou um vídeo de sete minutos e meio explicando como as partículas interagem em nível quântico para produzir a chama.

Gostou da matéria...??? Quer ler na íntegra...??? Clique Aqui ...!!!


Observação final:

O interessante é que, segundo Alda (uma das organizadoras do desafio), os juízes mirins estavam mais interessados em conhecimento do que divertimento. As melhores repostas eram escolhidas com base no quanto as crianças aprendiam com elas e não por serem engraçadas, por exemplo.

Aí pergunto: até quando os professores vão continuar a acreditar que o que agrada ao aluno não é a perfumaria da aula e sim o conteúdo em si...???

Para repetir em casa!

Biologia é tema da primeira oficina comemorativa dos 30 anos do ICH. Experiências simples e possíveis de reproduzir em casa exploraram conceitos básicos como fotossíntese e fermentação.
Por: Marcelo Garcia

 Moisés foi um dos participantes da oficina, que buscou despertar a curiosidade de crianças e adultos sobre temas e fenômenos da biologia (foto: Marcelo Garcia) 

Como plantas com folhas roxas ou amareladas conseguem realizar fotossíntese, se a clorofila, pigmento envolvido nesse processo, é verde? E por que adicionar fermento faz a massa crescer? Proporcionar a crianças e adultos, por meio de um contato diferente e divertido com a biologia, respostas a essas perguntas – além, é claro, de estimular novos questionamentos sobre o mundo a nossa volta. Essas foram as propostas de uma oficina – a primeira a integrar as comemorações dos 30 anos do Instituto Ciência Hoje – realizada na Casa da Ciência, em Botafogo, no último sábado (23/6).
O exercício foi coordenado pela bióloga Andrea Da Poian, da UFRJ, e utilizou materiais simples para apresentar e debater conceitos biológicos fundamentais em nosso dia a dia. Com algumas lâmpadas incandescentes, um pouco de refrigerante, folhas de plantas, álcool e fermento, o público presente pôde comprovar e entender melhor fenômenos como a fermentação e a fotossíntese.
Confira a cobertura completa da oficina no vídeo abaixo

A programação comemorativa dos 30 anos do ICH continua no próximo sábado (30/6), quando a bioquímica Vivian Rumjanek, da UFRJ, promove a oficina 'Acessibilidade Hoje: o ensino de ciências para surdos', voltada para professores que atuam na área de ciências e jornalistas interessados em divulgação científica. 
Confira a programação completa da festa. Todos os eventos serão realizados na Casa da Ciência, em Botafogo, onde também está em cartaz a exposição 'Ciência Hoje 30 anos', até 8 de julho. 


Marcelo Garcia 

Abertas as portas para viajar no tempo?

Pode haver uma revolução na Física!


A confirmação da existência de uma partícula mais rápida que a luz vai abrir portas à hipótese de se poder "viajar no tempo", defendeu Gaspar Barreira, o investigador português do Conselho da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN).
A existência de algo mais rápido que a luz não deveria acontecer de acordo com a teoria de Einstein que tornou famosa a equação “E=mc2”. No entanto, o CERN anunciou na quinta-feira uma experiência que defende que os neutrinos são 60 nanossegundos mais rápidos do que a luz.

"Se esta experiência se confirmar haverá uma enorme revolução na física, que trará graves consequências, porque há uma quantidade de coisas que achávamos que estavam descobertas e afinal não estão".

Recuar no Tempo.

Gaspar Barreira lembra que caso haja a confirmação da descoberta, esta vai “mexer com o princípio da causalidade” e até permitir a hipótese de se poder “andar para trás no tempo e condicionar no futuro uma acção do passado”.

"O mundo é muito mais complexo do que as nossas teorias científicas. Não fazemos a mais pequena ideia do que se passa com 95 por cento do universo",
lembrou o também presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP).

Gaspar Barreira estava na reunião mensal do CERN, em Genebra, quando soube os resultados da investigação, que só viriam a ser publicamente divulgados horas mais tarde.  
“Há resultados que eu esperava, mas nunca este. Há poucas gerações que podem viver estas experiências”, disse, emocionado, o cientista, que acredita que os próximos anos sejam de grandes descobertas, "tal como aconteceu na viragem do século passado".
 
Gostou? Quer saber mais...??? Leia a matéria na íntegra clicando aqui...!!!

Física Futebol Clube

Livro analisa futebol pela ótica da física e serve como ponto de partida para complementar conteúdo em sala de aula. Ao revisar conceitos abstratos de forma divertida, a obra busca atalhos para o coração dos jovens estudantes.
Por: Marcelo Garcia

Livro mostra como as leis da física regem cada lance do futebol. Seriam nossos craques, à sua maneira, gênios da ciência? (montagem: Marcelo Garcia; foto: Flickr/ c.alberto – CC BY-NC-SA 2.0) 


Folha-seca, lambreta, chaleira, bicicleta, lençol, elástico, peixinho, da vaca, da foca, de corpo, de chapa, de letra e de placa – o que todos esses termos têm em comum? Se você respondeu que são jogadas do futebol, está apenas meio correto. Além de fazerem a alegria do povo nos campos espalhados pelo mundo, todas compartilham outra característica: só são possíveis graças às leis e propriedades da física. A relação natural entre a ciência e a arte do futebol é o foco do livro Física do futebol: mecânica.
Voltada principalmente para os alunos do ensino médio, a publicação é obra de dois veteranos – os físicos Emico Okumo, professora da Universidade de São Paulo (USP) por 40 anos, e Marcos Duarte, professor da Universidade Federal do ABC (São Paulo). A proposta é ensinar física de maneira divertida, buscando no mundo da bola exemplos que demonstrem conceitos abstratos aplicados a um universo próximo dos adolescentes.



Gostou...??? Quer saber mais...??? Leia a matéria na íntegra clicando aqui...!!!

Ficção científica para problematizar o mundo

Professor defende em estudo que livros e filmes sobre ciência são mais benéficos ao aluno se o estimulam a questionar o contexto em que a obra foi feita, em vez de fazê-lo abraçar, de modo acrítico, o conhecimento científico.

 Por: Thiago Camelo

Representação cinematográfica do personagem de ‘Eu, robô’, renomada novela apocalíptica do escritor de ficção científica Isaac Asimov. (foto: Teymur Madjderey/ Flickr – CC BY-NC-SA 2.0) 


No começo, o professor de física do ensino médio Adalberto Anderlini estava animado com a ideia de usar obras de ficção científica para estimular os seus alunos a entender e se interessar por ciência. Estava tão empenhado que resolveu estudar o assunto mais a fundo em mestrado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
 No decorrer do trabalho, no entanto, o barco virou e a premissa de usar a ficção científica 'apenas' como forma de cativar o aluno esmaeceu. No estudo, Anderlini defende que "por meio do cientificismo da ficção científica", leva-se o estudante a "adorar a ciência, persuadindo-o a venerá-la, em uma devoção submissa".  

"A fascinação pela ciência debilitaria a autonomia do estudante frente ao mundo "
 Adalberto Anderlini

CSI - Ciência Contra o Crime

Seja você também um CSI! Participe de nosso jogo, comente pistas no Fórum e desvende o misterioso crime
Edição: Rafael Kenski; História: André Sirangelo (roteiro), Leandro Narloch, Tarso Araújo; Design: Fabiane Zambon, Júlia Blumenschein, Julia Cabral, Marco Moreira; Programação: CPC Informática; Fotos: Dulla, Marco Moreira; Efeitos esp.: Kapel Furman; Produção: Claudia Campos; Ator: Rui Longo


Clique na Imagem para começar a jogar


sexta-feira, 29 de junho de 2012

ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS - completo e dublado

Esta é a versão cinematográfica do grande clássico "Eram os Deuses Astronautas?", de Erich von Däniken. Eram os Deuses Astronautas? (Erinnerungen an die Zukunft, no original alemão) é um livro escrito em 1968 pelo suíço Erich von Däniken, onde o autor teoriza a possibilidade das antigas civilizações terrestres serem resultados de alienígenas que para cá teriam se deslocado. Von Däniken apresentou como provas ligações entre as colossais pirâmides egípcias e incas, as quilométricas linhas de Nazca, os misteriosos moais da Ilha de Páscoa, entre outros grandes mistérios arquitetônicos. Ele também cria uma teoria de cruzamentos entre os extraterrestres e espécies primatas, gerando a espécie humana. Dizia o autor também que esses extraterrestres eram considerados divindades pelos antigos povos: daí vem a explicação do título do livro. Unido à época lançada - um ano antes do homem ir à Lua -, von Däniken conseguiu vender milhares de livros e convencer muitos leitores. As teorias defendidas neste e em outros livros de Däniken ainda são tema de discussão, leiga ou acadêmica, contrária ou favorável. Alguns autores exploram o tema da teoria dos astronautas antigos. Däniken se baseou em misteriosos sinais arqueológicos de cinco continentes, inscrições gravadas em pirâmides, ilustrações de calendários astecas e maias - realizações essas de cunho altamente avançado para as suas respectivas épocas.

As pesquisas duraram treze anos, com mais de 100 mil quilômetros em viagens.

Produzido originalmente em 1969, ano da SUPOSTA "chegada do homem à Lua", este documentário dirigido por Harald Reinl foi rodado em 40 diferentes locais, incluindo México, Egito, Peru e Bolívia.


Cientistas Usam Energia Humana Para Gerar Eletricidade

Pesquisadores acreditam que atividades cotidianas podem produzir correntes que alimentem pequenos dispositivos



Desde andar a apertar de botões, humanos estão constantemente gerando energia. Agora pesquisadores estão aproveitando esses movimentos para energizar o mundo. Coletar a energia dos arredores ou das atividades de alguém, em vez de usar bateria ou tomada, tem algumas vantagens importantes: as fontes de eletricidade são grátis e os dispositivos têm mais mobilidade. Isso é particularmente útil para aparelhos médicos eletrônicos como bombas de insulina e marca-passos. Coletores de energia, além disso, prolongam a vida das baterias de smartphones e laptops.

A ideia não é nova: rádios de galena, por exemplo, existem desde o início do século 20 e retiram eletricidade de ondas de rádio. Mas as atuais estratégias de coleta não são muito eficientes – e a energia de nosso ambiente é muito difusa. Isso significa que luzes brilhantes, grandes gradientes de temperatura ou caminhadas longas e aceleradas são necessárias para produzir uma quantidade apreciável de energia e, mesmo assim, pode não ser muito.

A Historia da Ciencia - Como chegamos até aqui? - parte 6 final


A Historia da Ciencia - Como chegamos até aqui? - parte 5


A Historia da Ciencia - Como chegamos até aqui? - parte 4


A Historia da Ciencia - Como chegamos até aqui? - parte 3


A Historia da Ciencia - Como chegamos até aqui? - parte 2


A Historia da Ciencia - Como chegamos até aqui? - parte 1


A Historia da Ciencia - Do que o mundo é feito? - parte 2


A Historia da Ciencia - O que há lá fora? - parte 1


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Hiroshima: O Dia Seguinte

A bomba atômica lançada em Hiroshima em 6 de agosto de 1945 mudou o mundo. Os profundos segredos da natureza haviam sido revelados.

O poder das estrelas fora desatado e convertido em uma tecnologia mortal. A imagem da fúria de Little Boy foi vista tantas vezes que muitos se tornaram insensíveis à sua potência e poder de devastação.
 
Este programa tem por objetivo mudar esta situação apresentando a história da primeira bomba atômica sob pontos de vista pessoais muito diferentes, o testemunho minuto a minuto daqueles cuja vida foi mais devastada pela bomba, os sobreviventes e o relatório da equipe científica e militar enviada a Hiroshima para analisar a potência desta nova arma que caiu sobre uma cidade e seus moradores.

Podemos Viver Para Sempre?

Direitos Autoriais da Discovery Channel

Em 2967, Adam Savage tem mil anos de idade. Ele revela como a ciência médica do século 21 transformou seu corpo, criando um cyber-humano capaz de viver para sempre. Conheça downloads cerebrais, órgãos que se autorregeneram e transplantes totais de órgãos.


Existem mais que três dimensões?

Projeciologia & Conscienciologia: Documentário muito bem produzido e com a narração de Morgan Freeman.


O monstro da Via Lactea - buraco negro


A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza (junto com a força forte, eletromagnetismo e força fraca) em que objetos com massa exercem atração uns sobre os outros.Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Foi entendida primeiramente de modo matemático pelo físico inglês Isaac Newton e desenvolvida e estudada ao longo dos anos.

FONTE: Youtube.com


ISAAC NEWTON - O MAIOR GÊNIO DA HISTÓRIA?


Microsoft anuncia Office 365 gratuito para instituições de ensino

De acordo com empresa, pacote de soluções baseadas na nuvem permite que escolas ensinem virtualmente a partir de qualquer lugar, alcançando maior número de alunos.


O Microsoft Office 365 para Educação está disponível gratuitamente para instituições de ensino, informa a Microsoft. A tecnologia é um pacote baseado na nuvem que inclui as versões online das soluções Microsoft Office, Microsoft Exchange, Microsoft SharePoint e Microsoft Lync, permitindo acesso a e-mails, calendário, conferências, além de edição e compartilhamento via web de documentos em Word, Excel e PowerPoint.
Segundo a empresa, a solução possibilita ferramentas de produtividade, comunicação e experiências de colaboração para professores e alunos. O Office 365 para Educação, prossegue a empresa, permite que escolas ensinem virtualmente a partir de qualquer lugar, alcançando maior número de alunos.

"Escolas enfrentam orçamentos apertados e pressão para inovar e nós oferecemos tecnologia gratuita para que elas possam modernizar práticas de ensino e preparar alunos para o atual mercado de emprego”, afirma Eduardo Campos, gerente-geral de Office da Microsoft Brasil.

A Microsoft indica que instituições de ensino interessadas em adotar a solução devem solicitar uma versão de testes para um período de 30 dias por meio do site da tecnologia. A companhia informa ainda que usuários do Microsoft Live@edu deverão passar pela transição para o Office 365 de forma gradual.

‘Bibliotecas digitais são tesouros escondidos’

Por Vagner Alencar, do Porvir

Mesmo com muitos acervos online, encontrar o livro que você quer pode ser um desafio.


Digitalizadas, as bibliotecas no Brasil e no mundo estão deixando os muros físicos para também se hospedarem na internet. Mas isso não significa que elas estão mais acessíveis. Apesar dos milhares de acervos disponíveis on-line, as bibliotecas digitais ainda são consideradas “tesouros escondidos”.

Leia matéria na íntegra clicando aqui...!!!


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nova bateria poderá ser recarregada em 2 minutos e meio

Nanotecnologia atualiza bateria de níquel-ferro, criada pelo inventor americano Thomas Edison no inicio do século XX

 A nova bateria pode ser recarregada em apenas dois minutos e meio graças à inovação na área de nanotecnologia


Uma equipe da Universidade Stanford trabalha na atualização da velha bateria de níquel-ferro criada no início do século XX pelo inventor americano Thomas Edison. A ideia é produzir uma nova bateria que pode ser recarregada em apenas dois minutos e meio e servir à indústria automobilística. O estudo foi publicado no periódico Nature Communications.

Para maiores informações, leia a matéria na íntegra clicando aqui...!!!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Deputados aprovam investimento de 10% do PIB em educação no Plano Nacional

Os deputados da comissão especial de análise do PNE (Plano Nacional de Educação) aprovaram nesta terça-feira (26) um destaque que determina investimento direto de, no mínimo, 10% do PIB (Produto Interno Bruto) em educação até final da vigência do plano, em 2020. Antes disso, em cinco anos, esse percentual deverá ser de, no mínimo, 7%. Atualmente, o país aplica 5,1% do PIB em educação.
O texto, aprovado por unanimidade na comissão, segue para o Senado assim que os últimos destaques forem votados. 
Com o movimento pró-10% da comissão, Vanhoni desistiu da redação original e decidiu acompanhar a decisão dos deputados. “Os 10% viraram, e são hoje, uma bandeira política da sociedade brasileira, em função do problemas que a educação tem”, disse.
A emenda alterou o texto-base do relator Angelo Vanhoni (PT-PR). A redação original, aprovada no dia 13, previa 8% com um gatilho que poderia elevar o percentual para 10%. O texto aprovado hoje retira qualquer condição para os 10%. 

Salário de professor

Mais cedo, a comissão já havia aprovado a antecipação da meta de equiparação salarial de professores aos profissionais com a mesma escolaridade. O texto original previa o cumprimento até o final do plano; com a votação de hoje, esse prazo caiu para até o sexto ano do PNE.

Coca-Cola vendida no Brasil tem maior concentração de substância potencialmente cancerígena

A Coca-Cola comercializada no Brasil contém a maior concentração do 4-metil-imidazol (4-MI), subproduto presente no corante Caramelo IV, classificado como possivelmente cancerígena. A análise foi realizada no Centro de Pesquisa CSPI (Center for Science in the Public Interest), de Washington D.C. Eles testaram a quantidade da substância nas latas de Coca-Cola também vendidas no Canadá, Emirados Árabe, México, Reino Unido e nos Estados Unidos. As informações sobre o estudo foram divulgadas pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
A pesquisa que apontou os riscos do Caramelo IV à saúde das pessoas foi feito pelo Programa Nacional de Toxicologia do Governo dos Estados Unidos e fez com que a Iarc (Agência Internacional para Pesquisa em Câncer), da OMS (Organização Mundial da Saúde), incluísse o 4-MI na lista de substâncias possivelmente cancerígenas.

Interessou...??? Leia a matéria na íntegra clicando aqui...!!!

Pesquisadores descobrem sistema com menor distância entre planetas

Astrônomos estudam os motivos que fizeram com que dois planetas tão diferentes fossem acabar tão próximos um do outro

 O sistema Kepler-36, com seus dois planetas, localizados a uma pequena distância um do outro. (Foto: Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics/David Aguilar)


Pesquisadores do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge, Massachusetts, descobriram um novo sistema composto por dois planetas. Kepler-36, como ficou conhecido, chamou a atenção dos astrônomos por conta da proximidade entre os dois planetas. "Eles estão mais próximos um do outro do que qualquer sistema planetário que já encontramos", afirmou o Eric Agol, pesquisador da University de Washington.
Os dois planetas orbitam ao redor de uma estrela parecida com o Sol, mas muito mais velha. O planeta interno, chamado Kepler-36b, é um astro rochoso com 1,5 vez o raio e 4,5 vezes a massa da Terra. O outro planeta, Kepler-36c, que aparece por inteiro na reprodução do sistema criada pelo artista David Aguilar, é um astro gasoso, com 3,7 vezes o raio e 8 vezes a massa da Terra.
A cada 97 dias os dois planetas passam por uma conjunção em que ficam a uma distância 5 vezes menor que a que separa a Terra da Lua. Como o planeta Kepler-36c é muito maior que a Lua, a vista dessa conjunção é espetacular, segundo os pesquisadores.
A equipe de astrônomos estuda agora os motivos que fizeram com que dois planetas tão diferentes fossem acabar tão próximos um do outro. No nosso sistema solar, os planetas rochosos ficam próximos do Sol, enquanto os gasoso ficam mais distantes. No sistema Kepler-36, os dois astros estão bem próximos de sua estrela.
Embora o sistema Kepler-36 seja o primeiro a apresentar tamanha proximidade entre os planetas, pesquisadores acreditam que ele não será o único. A descoberta foi publicada na mais recente edição da revista Science Express.

FONTE: Revista Época Online

Defasagem tecnológica argentina atrasa reunião

Por Felipe Patury

A teleconferência convocada ontem pela presidente argentina Cristina Kirchner para discutir a integração comercial do Mercosul com a China atrasou uma hora. Participaram da teleconferência a presidente Dilma Rousseff e o uruguaio José Mujica. O Paraguai, também do Mercosul, ficou de fora do encontro. O motivo do atraso foi o fato de a Argentina ainda usar o sistema Pal-M. O Brasil e o Uruguai usam o sistema digital. Para realizar a reunião, foi necessário achar um equipamento compatível em Brasília. Ele foi encontrado em um velho caminhão da Radiobrás.

Física, Câmera, Ação!



Em dezembro de 1895, os Irmãos Lumière exibiram publicamente um invento que até os dias de hoje é um dos mais envolventes e acessados por grande público em todo o mundo. Explorado pelo comércio multibilionário do entretenimento, o fato é que o cinema, é uma das mais instigantes formas de arte para a humanidade.
Quem nunca se envolveu de maneira tão intensa com a história de um filme a ponto de chorar ou rir sem parar? Difícil, não é verdade?!
Mas o que mais surpreende nisto tudo, é a física que está presente nesse invento, sabiam?
Pois é! Como em boa parte do que nos rodeia, na 7ª Arte, como também é conhecido, não poderia ser diferente. Queremos convidá-los, para descobrirmos um pouco mais sobre de que maneira as imagens são formadas no cinema, TV, monitor de computador e compreendermos o que é e como funciona a persistência da visão humana, estudando de maneira lúdica a óptica.
Então, esperamos que igual a nós, estejam preparados para mais uma aventura do site A Física e o Cotidiano, hoje no laboratório virtual “O cinema”.

Para acessar o conteúdo clique aqui

Conheça dez erros que o estudante não pode cometer enquanto estuda

Cada aluno tem seu jeito de estudar: alguns preferem matemática, outros não conseguem se concentrar sem um chocolate, e ainda há aqueles que só absorvem o conteúdo se estiverem sozinhos. No entanto, pequenos erros podem jogar todo o esforço em vão. O que dizer daquele estudante que fica com o notebook aberto, mas não consegue fechar o Facebook? Ou mesmo daquele que não para para descansar?
Para a coordenadora do serviço de orientação do campus de Araraquara da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Maria Beatriz Loureiro de Oliveira, é importante que o estudante crie um hábito, uma rotina. E como criar esse hábito?
Quer saber mais? Leia a matéria na íntegra clicando aqui...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

"Podemos encontrar um planeta como a Terra antes de 2022", dizem astrofísicos

Os astrofísicos não descartam a possibilidade de encontrar um pequeno planeta similar à Terra em menos de 10 anos, declarou nesta segunda-feira (25) Ignaci Ribas, um dos organizadores do "Cool Stars 17", a reunião internacional sobre estrelas frias que ocorre em Barcelona.

Em entrevista à Agência Efe, Ribas explicou que os especialistas já identificaram mais de 800 planetas ao redor das estrelas frias e que falta muito pouco para encontrarem um que seja muito parecido ao nosso.


Segundo o especialista, apesar de saberem onde esse planeta se encontra, a atual tecnologia ainda não é eficaz para este tipo de experiência. No entanto, se este planeta fosse habitado por seres inteligentes, Ribas destacou que seria possível conversar com eles através de sinais de rádio, embora essa troca de mensagens poderia demorar mais de 100 anos.


Ribas destacou que os planetas se concentram ao redor das estrelas frias, que representam 80% das que se vêem e há no universo, entre elas o Sol. Esses astros são chamados de "frios" porque sua temperatura está abaixo dos 6 mil graus.


Em nossa galáxia há cerca de 200 mil estrelas frias, e as estrelas quentes, que representam 20%, possuem uma temperatura que oscila entre 20 mil e 50 mil graus.


Durante o encontro realizado em Barcelona, os especialistas constataram que as estrelas frias podem ser 10% maior do que se pensava, um dado que possui muita importância na hora de buscar modelos de estudo.


Os especialistas envolvidos no "Cool Stars 17" também destacaram a chamada "música das estrelas", ou seja, as vibrações que esses corpos celestes possuem e que, de acordo com os astrofísicos, aparecem como uma série de frequências, algo similar as notas musicais.


Segundo Ribas, que é astrofísico do Instituto de Ciências do Espaço do CSIC-IEEC, o tom emitido pelas estrelas frias permite a identificação de seu tamanho, sua composição e até sua evolução.


Neste encontro em Barcelona também foram apresentados alguns resultados da missão Kepler (da Nasa), que possui o objetivo de detectar planetas extra-solares através destas frequências com uma técnica similar à sismografia, mas adaptada ao espaço.

11 animais com nomes científicos inspirados em celebridades

Por Thiago Araújo

Recentemente, um cientista australiano deu a uma mosca o sugestivo nome de Scaptia beyonceae. Soou familiar? É que a nova “rainha das moscas” é uma homenagem a uma certa cantora pop. Nós do Superlistas achamos o nome inusitado e descobrimos que este não foi o primeiro cientista engraçadinho a homenagear sua celebridade preferida na hora de batizar uma nova espécie. Então, preparamos uma lista com os mais divertidos nomes científicos inspirados em gente famosa.

Leia a matéria na íntegra em Super Interessante Online

Raio-X do Enem: confira os conteúdos mais cobrados

Levantamento exclusivo analisa as 540 questões das provas realizadas entre 2009 e 2011 e mostra quais disciplinas aparecem mais no exame federal
por Nathalia Goulart



Uma das características marcantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em novembro, é a interdisciplinaridade. Dentro das quatro grandes áreas da prova (ciências humanas, da natureza, matemática e linguagem), os conteúdos se mesclam em questões que exigem leitura atenta e capacidade de análise. Uma tarefa vital para os estudantes que buscam um desempenho acima da média é mapear quais são os conteúdos  mais recorrentes do exame federal. É exatamente isso que mostra o levantamento apresentado abaixo. Com o auxílio de professores de três cursos especializados na prova – Anglo Vestibulares, Cursinho da Poli e Oficina do Estudante –, o site de VEJA produziu um raio-x dos temas que mais apareceram nas últimas três edições do Enem (2009, 2010 e 2011). É fundamental conhecer o perfil do exame nesse período: afinal, desde 2009, ele é usado por quase uma centena de universidades federais e estaduais de todo o país como parte do processo seletivo.
Leia matéria na íntegra em Veja Online

Volta às aulas do 3º ano é marcada pela ausência dos estudantes

Diretores dizem que as aulas não são de reposição e visa apenas o Enem 

Apesar do governo do estado, por meio da Secretaria de Educação, anunciar reposição de aulas para os estudantes do 3º ano da rede estadual, muitos professores e diretores de escolas negam a reposição.

As aulas estavam previstas para iniciar às 7h50. Mas passa das 8h e as salas estão vazias ou com poucos alunos. De acordo com uma diretora de escola, que não quis se identificar, a tendência é esvaziar mesmo. "Os alunos ainda não sabem que não é reposição. Já são 8h30 e não começou nada, só mostra o descrédito. Hoje tem 50 alunos, mas amanhã serão 30, depois 20, até não vir mais ninguém", relatou ao
Metro1.

A APLB Sindicato está nas escolas polo distribuindo avisos de que as aulas não têm validade e que as notas que forem dadas não serão aceitas.


Ainda de acordo com professores, as aulas tem foco no Enem e não na grade curricular. Além disso, são 1,2 mil professores para 22 mil alunos, o que dá mais de 100 alunos por docente, o que torna inviável o aprendizado. 

FONTE: Metro1

Software Livre - Muito mais que somente tecnologia

O termo "Software Livre" é muito mais uma filosofia do que mera referência técnica a um tipo de software. Engloba toda uma cultura de compartilhamento de conhecimento, transferência de tecnologias e liberdade intelectual. Inclusive, estendendo-se para outras áreas, como a política, por exemplo.
Por: Djair Dutra C. Jr


O Software Livre é muito mais do que somente tecnologia

O termo Software Livre é muito mais uma filosofia do que mera referência técnica a um tipo de software.

Engloba toda uma cultura de compartilhamento de conhecimento, transferência de tecnologias e liberdade intelectual. Inclusive, estendendo-se para outras áreas, como a política, por exemplo.

Resolvi escrever este artigo quando, há alguns dias, assisti uma reportagem abordando um dos temas da Rio+20.

A reportagem falava da necessidade e da dificuldade que os países menos desenvolvidos têm em investir em pesquisas e projetos para soluções ecológicas e climáticas, principalmente no campo da tecnologia. Tendo em vista que os países mais ricos detêm a tecnologia, mas recusam-se a repassar seus conhecimentos. Este ponto é um dos mais polêmicos e, pelo que pude acompanhar, é o que tem menor probabilidade de um acordo nesta conferência.

Por tratar-se de um assunto visando o bem coletivo, no qual todo o planeta sairá beneficiado, acredito que não deveria haver este tipo de impedimento egoísta por parte de líderes de nações desenvolvidas.

É o cúmulo continuarmos pagando o preço pelo desenvolvimento deles, enquanto os maiores causadores do problema, além de terem a possibilidade de diminuir os custos e não diminuírem, ainda continuam a agravar o quadro que já é difícil.

O crescimento do GNU/Linux é devido, essencialmente, à cultura do Software Livre.

Desde um simples programador no Egito, no interior do Brasil, na Índia, na África do Sul e até uma empresa de software de Palo Alto na Califórnia, todas as contribuições, se válidas, são inseridas nos projetos GNU/Linux, e este, tem sido seu principal diferencial.

O exemplo do GNU/Linux mostra como o compartilhamento do conhecimento poder trazer melhores resultados.

O fundador da Free Software Foundation e autor original da definição de liberdade de software, Richard Stallman, recentemente no Brasil, reafirmou sua insatisfação com assuntos que ferem à liberdade de escolha e à invasão da privacidade.

Fortíssimas críticas foram feitas por ele em relação à Argentina, por causa de um novo sistema obrigatório que coleta impressões digitais de todos os visitantes daquele país.

Foram feitas críticas também à "liberdade vigiada" de empresas, como Microsoft, Google, Facebook, Amazon, Apple e algumas empresas de telefonia. Críticas também aos novos casos de tentativa de censura por parte do Governo, além do já conhecidíssimo caso da Wikileaks, impedida de publicar novos conteúdos.

Esta palestra de Richard Stallman serviu também para mostrar que a filosofia de liberdade que está intrínseca no Software Livre, estende-se por várias vertentes.

A filosofia do Software Livre tem muito a ensinar para estes líderes mundiais egoístas, que estão barrando o desenvolvimento em prol da retenção de conhecimentos, como se isso lhes trouxessem algum benefício.

Compartilhando, é que temos os melhores resultados.
Dividindo, é que multiplicamos nosso conhecimento
.

FONTE:  Viva o Linux

A Refundação da Física

A seção Observatório retorna ocupando o espaço de Telescópio, agora com a participação de quatro cientistas brasileiros de diferentes áreas.
por Mario Novello

 No século 17 os astrônomos (Ticho Brahe, Kepler, Galileu) realizaram uma mudança profunda na arte de representar racionalmente a Natureza, dando origem a um modo novo de produzir conhecimento científico e fundando a física moderna. Quando observamos o céu, para mais uma vez produzir uma história científica do Universo, estamos seguindo os mesmos caminhos e a mesma tarefa. O papel da cosmologia, hoje, como há quatro séculos, é elaborar a refundação da física, como veremos.

Leia matéria na íntegra: Scientific American Online

A Vantagem de Comer Terra

Novas descobertas sugerem que comer terra não é necessariamente patológico, mas apenas uma adaptação
por Philip T. B. Starks e Brittany L. Slabach


Em 2009, um grupo de estudantesde biologia da Tufts University reuniu-se para comer terra. Eles moeram pequenos torrões de argila e ingeriram o pó para descobrir, pela primeira vez, o sabor desse material. Esse estranho teste de sabor era parte de um curso de medicina darwiniana oferecido por um de nós (Starks). Os alunos estavam estudando a evolução da geofagia – a prática de comer terra, principalmente solos semelhantes à argila, coisa que animais e pessoas praticam há milênios.

O guia padrão de referência para psiquiatras – a quarta edição do Manual de Estatística e Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSMI, na sigla em inglês) classifica a geofagia como um transtorno de alimentação em que a pessoa consome coisas que não são alimentos, como cinza de cigarro e tinta de parede. Mas como os alunos viriam a descobrir, estudos culturais de animais e humanos sugerem que a geofagia não é necessariamente uma anormalidade – na verdade, ela é um tipo de adaptação. Os pesquisadores estão analisando o ato de comer terra sob um ângulo diferente e descobrindo que o comportamento geralmente serve para suprir minerais vitais e para desativar toxinas de alimentos e do ambiente.

Leia matéria na íntegra: Scientific American Brasil

Redes sociais atraem mais mulheres do que homens

Pessoas do sexo masculino preferem games e sites de aposta, afirmam psicologistas da Universidade de Bath, na Grã-Bretanha

 

 

Um estudo realizado por psicologistas da Universidade de Bath, na Grã-Bretanha, sugere que as mulheres tendem a se sentir mais atraídas por redes sociais do que os homens. Ainda de acordo com a pesquisa, as pessoas do sexo masculino preferem games e sites de apostas a serviços como Facebook e Twitter.
O levantamento mostrou ainda que entre as atividades comuns das mulheres na rede estão reservas de hotéis e compra de passagens para viagens.
Participaram do levantamento 500 estudantes de seis universidades. A tentativa de mapear o comportamento on-line de acordo com os gêneros foi realizada originalmente há 10 anos e o novo estudo repete as mesmas técnicas a fim de identificar mudanças significativas em homens e mulheres.
Segundo Richard Joiner, líder da pesquisa, os resultados indicam que, em vez de transcender ou superar as diferenças de gênero na sociedade mais ampla, o uso da internet por homens e mulheres parece refletir, e em alguns casos até agravar, diferenças comportamentais. "No estudo anterior, não foram encontradas diferenças de gênero no uso da internet para a comunicação. Já na pesquisa recente foram encontradas diferenças de gênero na comunicação, especialmente na forma como as pessoas do sexo feminino têm usado as redes sociais", explica o cientista.
Para Joiner, essas particularidades no uso da rede são mais um reflexo das diferenças de gênero na sociedade. "É importante continuar a investigar, já que a internet é importante em praticamente todos os aspectos de nossas vidas", diz o especialista.

FONTE: Veja Online

MPF pede anulação de processo seletivo do Sisu para 2º semestre

Para procurador, nova seleção prejudica candidatos já inscritos no Sisu.
Segundo MPF, regra pode favorecer esquema de comercialização de vagas.

O Ministério Público Federal no Ceará ingressou com ação civil pública pedindo anulação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2012. Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, a realização de um novo processo seletivo prejudica candidatos que já estavam inscritos no Sisu e a possibilidade de alunos matriculados concorrerem novamente pode estar favorecendo um esquema de comercialização de vagas em universidades.

"Se há novas vagas, elas deveriam ser preenchidas por candidatos que estavam inscritos no primeiro Sisu e obedecendo a ordem de classificação", afirma Oscar Costa Filho. De acord com ele, a participação de estudantes contemplados anteriormente com vagas fere a isonomia entre os candidatos e desconsidera a ordem de classificação consolidada no Sisu realizado no início do ano.
Segundo MPF, a manutenção da regra pode ainda favorecer o esquema de comercialização de vagas alvo de investigação do Ministério Público Federal. Segundo o MPF, alunos estão abandonando cursos, deixando vagas ociosas, com o objetivo de beneficiar terceiros que não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ficaram mal classificados no Sisu.

A existência desse suposto esquema de compras de vagas motivou a instauração de dois procedimentos administrativos pelo MPF. O órgão quer elucidar a ocupação de 17 vagas no curso de Medicina da Universidade Federal no Ceará (UFC) por estudantes transferidos de outras instituições ou beneficiados por decisões judiciais. Casos semelhantes também foram denunciados na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

 FONTE: g1.globo.com

Novos vírus bancários realizam transferências invisíveis

Medidas de segurança tomadas por bancos estão levando cibercriminosos a utilizar vírus que rouba dinheiro de computadores infectados sem ser percebido pelos titulares.


Uma descoberta da Trend Micro mostra que as medidas de segurança tomadas por bancos online estão levando cibercriminosos a utilizar um tipo de ferramenta de vírus que realiza o roubo de dinheiro de computadores comprometidos de forma invisível aos titulares.
Os ataques do tipo "man-in-the-middle" a bancos online são realizados por vírus, como Zeus e SpyEye, que intercepta credenciais para autorizar transferências bancárias por meio de falsas telas de autenticação.
De acordo com um relatório da Trend Micro, uma nova maneira foi descoberta para esconder até mesmo essa atividade dos usuários por um Sistema de Transferência Automática (ATS, em inglês).

Leia aqui a matéria na íntegra

Sony e Panasonic produzirão TVs em conjunto a partir de 2013

As antigas rivais japonesas Sony e Panasonic anunciaram nesta segunda (25) que passarão a desenvolver e produzir TVs em uma parceria que deve entregar os primeiros frutos em 2013.
O anúncio sucede maus resultados de ambas empresas e a ascensão cada vez mais notável da Samsung e da LG como líderes do mercado. 

Leia a matéria na íntegra

Você entende de astronomia?

Relaxar sob o céu estrelado é um ótimo passatempo. Mas se engana quem pensa que está tudo tranquilo lá em cima. Desde o surgimento do Universo, há bilhões de anos, ele está em movimento e em constante expansão. Responda às perguntas e descubra se você é um bom desbravador das galáxias.
 
Faça o teste agora... clique aqui...!!!

domingo, 24 de junho de 2012

Superinteressante no IPad

Agora você pode baixar todo mês a versão da revista SUPERINTERESSANTE para o seu iPad.
O leitor da SUPER poderá navegar pelo universo da edição impressa com apenas um toque. O conteúdo estará disponível mensalmente e corresponderá à edição impressa. O download poderá ser feito a qualquer hora, e a partir daí a revista estará sempre disponível para leitura.
No aplicativo, é possível acessar qualquer página da edição ou trocar de seção por meio de um menu inferior, realizando uma navegação muito mais intuitiva.

Seções
  • SuperNovas
  • SuperRespostas
  • Reportagens
  • SuperRadar
FONTE: Super Interessante Online

Como a chapinha alisa os cabelos?

Calor é a chave do alisamento por chapinha. A temperatura, que varia de 50 a 160 graus dependendo do modelo, provoca alterações físicas e químicas na estrutura capilar. “O calor desidrata, amolece e alonga temporariamente as células mortas e solidificadas de queratina, proteína que compõe o cabelo”, afirma a dermatologista Shirlei Borelli, de São Paulo. “Derretidos”, os fios podem ser moldados ao gosto da freguesa. Ao passarem pela chapinha, cuja área de contato é lisa e plana, eles ficam achatados e esticados. Se a chapinha também dá brilho ao cabelo, é porque ela atua na cutícula, camada de escamas que reveste os fios. Essas escamas são mais abertas e irregulares nos fios ondulados e crespos. Com o estiramento da queratina pela chapa quente, elas se fecham e formam uma película uniforme em torno do fio, refletindo a luz com mais intensidade. Mas os efeitos da chapinha duram pouco tempo. “Quando o cabelo é reidratado durante a lavagem ou mesmo pela transpiração, sua estrutura se normaliza e ele retoma o as ecto natural”, afirma a farmacêutica Neise Avelar, da indústria cosmética Dermage, do Rio de Janeiro. Além disso, recorrer com freqüência à chapinha danifica os fios. Aí, haja creme restaurador!

A indústria de games em dados: faturamento da indústria, em 2011, foi o pior desde 2006

O amigo e designer da Mundo Estranho Diego Sanches sempre gosta de falar (e discutir) sobre videogames. Recentemente estávamos debatendo se os jogos para celular e casual games pra Facebook estavam superando os tradicionais consoles. Segundo os dados desse belo infográfico da Statista, que ele me mandou, o carro-chefe continua sendo jogos para console, apesar dos games para smartphone estarem crescendo muito.
As vendas de games “físicos” representa 69% do mercado contra 31% das vendas digitais. Na batalha entre apps x jogos pra console, o dado mais impressionante é a comparação do dinheiro gerado pelo hit para celulares Angry Birds (106 milhões de dólares) contra “Call of Duty: Modern Warfare” (game mais vendido do ano) que rendeu 1 BILHÃO de dólares.